ABRAREC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS RELAÇÕES EMPRESA CLIENTE

A ABRAREC é uma entidade, sem fins lucrativos, que defende a harmonia das relações entre as empresas e clientes no Brasil. Composta por pessoas de variados setores econômicos, da iniciativa privada, cuja missão é desenvolver produtos, serviços e relacionamentos sustentáveis que atuem na informação e na formação técnica em Governança nas Relações de Consumo promovendo pessoas e empresas em sua projeção no mercado para o melhor desempenho de suas finalidades sócio culturais e de sustentabilidade, em face aos desafios globais, para a consolidação de relações mais justas e harmônicas entre empresas e clientes.

Missão

Nossa missão é disseminar a cultura do bom atendimento e fomentar as boas práticas de relacionamento com clientes, gerando eficiência no mercado cada vez mais competitivo e regulado.

Visão

A ABRAREC acredita numa visão harmônica e sistêmica do relacionamento entre as empresas e seus clientes, com foco no estabelecimento de relações justas, zelando e mantendo um diálogo perene na construção de um mercado saudável com respeito, eficiência e sustentabilidade.

Acreditamos que com profissionais engajados e bem qualificados, essas empresas tornam-se construtoras de desenvolvimento sustentável, processos mais eficientes e promotoras de uma sociedade mais inclusiva, justa e solidária.

Valores

  • ÉTICA
  • RESPEITO
  • DIÁLOGO
  • TRANSPARÊNCIA
  • ATITUDE
  • COMPROMISSO
  • EFICIÊNCIA

A ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa, foi criada há mais de 22 anos, exatamente no dia 15 de março de 2003 – Dia do Consumidor – por profissionais de destaque das áreas de relacionamento entre empresas e clientes, oriundos das atividades de Ouvidoria, Marketing de Relacionamento, Marketing Direto, Call Center, Telemarketing, Database Marketing, Relações Institucionais, Jurídico, CRM e Vendas. Em poucos anos, a ABRAREC se tornou referência quando o assunto é relacionamento com clientes.

Somos a mais representativa e importante associação de relacionamento entre empresas e clientes, com reconhecimento internacional.

A ABRAREC forma uma rede global participativa e multissetorial que acredita em uma visão harmônica e sistêmica, com foco no estabelecimento de relações justas, zelando por um diálogo constante na construção de uma sociedade e um mercado mais saudáveis, justos, sustentáveis, com respeito, inclusão, solidariedade e eficiência para todos.

Vem com a gente para o Futuro do CX!

Promover empresas e pessoas reconhecendo os destaques em customer experience do mercado brasileiro, contribuindo para que os níveis de excelência dos profissionais que participam do ecossistema.

Nossas atividades provocam transformações e mudanças sob todos os ângulos e pontos de vista. Transformações essas que cada vez mais exigem das empresas de seus dirigentes uma visão sistêmica dos principais impactos gerados e das ações que deverão ser implementadas para o desenvolvimento do core business.

Capacitar pessoas para a geração de negócios mais seguros, transparentes, eficientes e sustentáveis.

COMPROMISSO PÚBLICO DE DESJUDICIALIZAÇÃO

Vamos juntos melhorar os canais de atendimento e contribuir para a redução dos níveis de judicialização no país!

Comunidades Temáticas!

A ABRAREC mantém vários Fóruns e Comunidades para seus associados, no intuito de manter os seus membros informados e atualizados sobre as principais questões envolvendo o universo de Customer Experience.

NOSSOS PILARES ESTRATÉGICOS

  • Disseminar a cultura do bom atendimento;
  • Fomentar as boas práticas de atendimento no mercado;
  • Gerar eficiência no mercado competitivo e regulado;
  • Consolidar uma governança corporativa de relacionamento com o consumidor;
  • Construir e consolidar diálogos com os principais players do mercado;
  • Consolidar cenários adequados para a produção e consumo;
  • Buscar a melhoria contínua dos processos internos de atendimento;
  • Manter um diálogo profícuo entre as empresas, governo e os consumidores;
  • Buscar o equilíbrio nas relações de consumo;
  • Aproximar os Órgãos de Defesa do Consumidor das empresas;
  • Contribuir para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

TEMAS DA AGENDA INSTITUCIONAL

• Atuação no Plano Nacional de Consumo e Cidadania – Plandec
• Construção de uma Agenda Institucional de Consumo Sustentável
• Atuação em Políticas Públicas que impactam as Relações de Consumo
• Promover a capacitação dos profissionais que atuam nas áreas de relacionamento com clientes
• Colaborar e incentivar pesquisas, conteúdos informativos nas áreas de relacionamento com clientes, marketing, jurídico e CRM
• Analisar e acompanhar os movimentos legislativos, mostrando os impactos positivos e negativos das normas regulamentares nos setores de relacionamento e as consequências para o mercado
• Realização de estudos e pesquisas sobre as ações, decisões e entendimentos dos Procons
• Realização de estudos e pesquisas sobre as ações, decisões e entendimentos das Agências Reguladoras nas relações de consumo
• Atuação na autorregulação do setor de atendimento e relacionamento com o consumidor
• Contribuir para o desenvolvimento do país

Presidente: Vitor Morais de Andrade

Vice-Presidente: Jacques Meir

Diretora Executiva: Gabriela Ribas Glinternik

Diretor de Sustentabilidade: Dionísio Moreno

Diretora Administrativa: Lucia Farias

Altivo Oliveira
André Luiz
Lopes dos Santos
Artur Tavares
Carlos Akira Sato
Celso Tonet
Cid Torquato
Efraim Kapulski
Eric Garmes
Fabíola Meira
Juliana Pereira
Leandro Noronha

Marcelo Sodré
Marcelo Souza
Marildo Matta
Melissa Gava
Nairo Vidal
Paulo Pompílio
Renato Mandaliti
Ricardo Morishita
Sandra Gebara
Solemar Andrade

Lucia Farias
Lygia Moreno

Diretor da 
Comunidade de IA: Bruno Alves

Diretora da Comunidade
de Atendimento/CX: Claudia Wharton

Diretor da 
Comunidade de ESG: Dionisio Moreno

Diretor da Comunidade
de Regulação e Integridade: Fabio Lopes Soares

Diretor da Comunidade
de Análise de Mercado e Tendências: Jacques Meir

Diretora da 
Comunidade de Ouvidoria: Lucia Farias

Diretora da Comunidade 
de Mediação: Patricia Coelho

Diretora da Comunidade
de Acessibilidade: Viviane Ferreira

Assunta Campos
Geraldo Parrela
Gisele Garuzi